CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

REGRAS E LIMITES No caminho da socialização das crianças nos três primeiros anos

REGRAS E LIMITES: no caminho da socialização das crianças nos três primeiros anos


Objetivos 

  • Refletir a respeito de como se dá o caminho da socialização dos bebês e crianças pequenas
  • Refletir junto com os educadores sobre a auto-regulação, limites, regras e o papel do adulto que colabora com esta construção.

Conteúdos

  • O caminho da socialização
  • Segurança, vínculo e relação adulto criança
  • A integração das regras e limites
  • Disputas entre as crianças nos primeiros anos
  • O papel do educador que acompanha a criança na construção da auto-regulação e internalização das regras e limites.

Metodologia 

  • Leitura e discussão de textos
  • Apreciação e discussão de fotos e vídeos
  • Reflexões sobre a prática 
  • Atividades em pequenos grupos

 

Público Alvo

  • Educadores de crianças de até 3 anos.

 

Organização dos encontros

  • 5 encontros on line de 1h50 pela plataforma zoom

Datas e horários

5 encontros quinzenais, às segundas feiras, a partir do dia 8 de agosto.

Horário: Das 19h às 20h50



Bibliografia

APPELL, G. e David, Myriam. Maternagem Insólita. São Paulo: Ominisci^ncia, 2021.

CHAHIN, E. TARDOS, A. Em manos amorosas. L.A:  WFF, 2018.

CHOKLER, Myrtha. Acerca de la Prática Psicomotriz de Bernard Aucouturier. Buenos Aires: Ariana, 1999.

CHOKLER, Myrtha. La Aventura Dialógica de la Infancia. Buenos Aires: Cinco, 2017.

FALK, Judit (Org.). Educar os três primeiros anos – a experiência de Lóczy. Araraquara: JM, 1994.

FALK, Judit. Abordagem Pikler, educação infantil. São Paulo: Omnisciência, 2017.

FALK, J. (1975). « Importance et conditions fondamentales du caractère personnel des relations sociales entre enfants et adultes ». Le Coq Héron, nº 53, p. 22-30

KLIASS, S. El arte de poner limites. Madrid: 2020.

ORTIZ, C. e CARVALHO M.. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. São Paulo: ABL, 2009.

PIKLER, Emmi. Moverse en Libertad - Desarrollo de la Motricidad Global. Madrid: Narcea, 1969.

RASSE, Miriam (Coord.). L’activité libre du jeune enfant – Jouets, objets et jeux à proposer de la naissance à trois ans. Paris: Elsevier Masson, 2008.

TRUCHIS-LENEVEU, Chantal. O despertar de seu filho - para um bebê ativo e calmo. São Paulo: Paulus, 1998.

 

DATA INICIAL

08/08/2022

DATA FINAL

03/10/2022

INVESTIMENTO

320,00

DIA/HORÁRIO

segundas-feiras / 19h às 20h50

PÚBLICO-ALVO

Educadores de crianças até 3 anos.

LOCAL

Zoom

CARMEN OROFINO

Graduada em Educação Artística, Especialista em Dança e Movimento, mestre em Comunicação e Semiótica com pesquisa em Estudos do Corpo. Faz parte da equipe da Casa345, onde ministra oficinas de MÚSICA e MOVIMENTO para pais e bebês. É estudiosa do desenvolvimento infantil e formadora de educadores de primeira infância. É membro fundadora da Associação Pikler Brasil. Membro da Red Pikler Nuestra America.

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para marciamaria.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440