CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

FOCO para famílias : a convivência na família

FOCO para Famílias  

A convivência na família

Ciclo de encontros dialógicos temáticos sobre educar crianças e jovens 

O FOCO - Centro de Estudos e Formação Continuada lançará o trabalho de formação com as famílias. Convidamos a Profa. A Drnda. Danila Di Pietro para ministrar um curso com o objetivo de se pensar como favorecer a convivência familiar. 

Serão 4 encontros formativos que tratarão de processos cooperativos que promovam a melhoria das  relações entre filhas, filhos e suas mães, pais ou responsáveis.

1º encontro do ciclo: Se faz sentir, faz sentido... 

Sabemos que há uma dimensão afetiva, que envolve emoções, sentimentos que influenciam  enormemente a percepção de bem-estar. Além disso, os efeitos do momento pandêmico, ressaltou  a urgência de se se entender melhor sobre o que sentimos impacta todas as dimensões de nossa vida. 

Neste encontro, veremos a importância desta dimensão para o ser-humano, em qualquer idade, além de reconhecer seus processos e procedimentos para que a afetividade conviva em harmonia consigo e com outrem. 

2º encontro do ciclo: Eu não quis dizer isso! 

A comunicação é uma importante ferramenta para a expressão e interação humana.  Embora utilizada todos os dias, nem sempre a comunicação é eficaz e pode, inclusive,  gerar mal-estar e arrependimentos. Saber se comunicar, organizar em palavras assertivas o que  precisa ser dito é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida. Neste encontro veremos as características e os impactos de tipos variados de  comunicação, além de exercitarmos procedimentos que favorecem a conexão humana  por meio do modo como falamos e escutamos. 

3º encontro do ciclo: E agora, o que fazer? 

Um tema recorrente para famílias que educam crianças e jovens é o modo como  estabelecemos limites e exercermos autoridade. Regras e sanções costumam ser vistas  como vilãs, pois, em geral, são geradoras ou decorrentes de problemas. Contudo,  existem maneiras assertivas de se estabelecer limites, construir regras e, quando necessário, aplicar sanções. 

Veremos neste encontro, a promoção da autoridade parental, pela construção consciente de regras guiadas por princípios e valores que norteiam o cuidado e  respeito entre as pessoas. Também, compreender como as sanções podem ser oportunidades de aprendizado para crianças e jovens. 

4º encontro do ciclo: Como vamos resolver isso?

O último encontro do ciclo pretende abordar como os processos cotidianos inscrevem  valores para a formação do caráter de crianças e jovens que podem, ou não, produzir o  desenvolvimento da autonomia moral. 

Para este encontro, serão estudados aspectos que promovem uma convivência cooperativa, expectativas e rótulos, promoção da autonomia envolvendo participação nas escolhas e responsabilidade por consequências.

Encontros quinzenais às quintas-feiras online, das 19h às 21h:

 

08/09

13/10

03/11

 

Investimento por encontro:

105,00 individual integral

95,00 individual para pais da PV 

32,00 (70%) para o 2º participante da mesma família

 em 2x  para famílias da Escola Projeto Vida e Colégio Novo Pátio. 

DATA INICIAL

08/09/2022

DATA FINAL

03/11/2022

INVESTIMENTO

95,00 pais da PV e 32,00 (segundo membro da familia); 105,00 integral

DIA/HORÁRIO

quintas-feiras / 19h às 21h

PÚBLICO-ALVO

familias da PV e interessados

LOCAL

Rua Valdemar Martins 148

Danila Di Pietro Zambianco. Doutoranda e Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP.  Especialista em Gestão Escolar, Relações Interpessoais na Escola e a Construção da  Autonomia Moral e Formação Docente para Ensino Superior, cursando a Pós-Graduação  em Metodologias Ativas para a Educação. Licenciada em Letras pela USP e em Pedagogia  pela UFLA. Dedica-se às pesquisas da área de Psicologia Moral e suas relações com as competências socioemocionais e a promoção de convivência ética, integrando o GEPEM  (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da UNESP/UNICAMP e o LPG  (Laboratório de Psicologia Genética) da FE/UNICAMP. Atualmente promove o  desenvolvimento de convivência ética na educação pública e privada.  Atua também como assessora na implantação das Equipes de Ajuda da Escola Projeto Vida e formadora dos educadores.

 

 

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para marciamaria.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440