CURSO: “ENSINAR A PONTUAR? EIS A QUESTÃO!”
A pontuação é parte integrante da língua escrita e sua aprendizagem significa uma importante construção cognitiva que favorece as práticas do ler, escrever e interpretar. Fazer uso de marcas pontuacionais em um texto pressupõe uma certa consciência linguística na composição discursiva e na organização textual. Entretanto, se por um lado temos a certeza de que uma das tarefas da escola é ensinar a escrever gerando consciência no uso de recursos linguísticos, por outro, temos a convicção de que o trabalho com uso das marcas pontuacionais é um dos grandes desafios tanto para o ensino quanto para a aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse curso, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre as concepções e práticas de ensino mais utilizadas no ensino da pontuação, além de analisar o uso desse recurso linguístico em produções infantis e elaborar propostas que conversem com as discussões fomentadas no decorrer dos encontros do curso.
PROGRAMA:
3 ENCONTROS, quintas-feiras, das 19h às 21h- online
Dias: 10,17 e 24 de outubro
Investimento: 360,00
Encontro 1
Encontro 2
Encontro 3:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CARVALHO, C. S.; BARALDI, M.G. da. Escrita, gramática e ortografia. São Paulo: Ática, v. 1, 1995.
FERREIRO, Emília. Os limites do discurso: pontuação e organização textual. In: FERREIRO, Emília (et.all). Chapeuzinho vermelho aprende a escrever: estudos psicolinguísticos comparativos em três línguas. São Paulo: Ática, p. 123 a 156, 1996.
_________________. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez, 2013.
GOZZI, Marina Bulbow. O uso da pontuação na escrita infantil: uma abordagem longitudinal. 2017. Dissertação (Mestrado). USP, Faculdade de Educação, São Paulo, 2017.
MORAIS, Artur Gomes de. O Aprendizado da Ortografia. Minas Gerais: Autêntica Editora, 2007.
ROCHA, Iúta Lerche Vieira. Aquisição da Pontuação: Usos e saberes de crianças na escrita de narrativas. 1994. Tese (Doutorado). PUC, São Paulo, 1994.
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WALLACE, Yamila. Uso y función de marcas de puntuación em situación de producción y revisión de epígrafes. 2012. Tese (Mestrado). Universidad Nacional de La Prata, Argentina, 2012.
WEISZ, Telma. Relações entre aspectos gráficos e textuais: a maiúscula e a segmentação do texto na escrita de narrativas infantis. Tese (Doutorado). USP, São Paulo, 1998.
_____________. Pontuação: gramática da legibilidade. Revista Nova Escola, São Paulo, n.234, 2010.
10/10/2024
24/10/2024
360,00
quintas-feiras / 19h às 21h
Educadores do Fundamental ( Anos iniciais)
meet -video conferência
Marina Bulbow Gozzi é psicóloga, pedagoga, especialista em Educação Matemática e em Educação Inclusiva e mestre em Educação. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Projeto Vida e atua em assessorias/programas de formação de professores e de coordenadores pedagógicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática nas redes públicas e particulares de ensino.
PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO
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