CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

“ENSINAR A PONTUAR? EIS A QUESTÃO!”

CURSO: “ENSINAR A PONTUAR? EIS A QUESTÃO!”

A pontuação é parte integrante da língua escrita e sua aprendizagem significa uma importante construção cognitiva que favorece as práticas do ler, escrever e interpretar. Fazer uso de marcas pontuacionais em um texto pressupõe uma certa consciência linguística na composição discursiva e na organização textual. Entretanto, se por um lado temos a certeza de que uma das tarefas da escola é ensinar a escrever gerando consciência no uso de recursos linguísticos, por outro, temos a convicção de que o trabalho com uso das marcas pontuacionais é um dos grandes desafios tanto para o ensino quanto para a aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse curso, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre as concepções e práticas de ensino mais utilizadas no ensino da pontuação, além de analisar o uso desse recurso linguístico em produções infantis e elaborar propostas que conversem com as discussões fomentadas no decorrer dos encontros do curso.

 

PROGRAMA:

3 ENCONTROS, quintas-feiras, das 19h às 21h- online

Dias: 10,17 e 24 de outubro

Investimento: 360,00

 

Encontro 1

  • Socialização das dificuldades em relação ao trabalho com pontuação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Contextualização do ensino da pontuação no mundo ocidental: a história da escrita/leitura e as concepções que embasam o ensino/aprendizagem da pontuação.

 

Encontro 2

  • Análise de escritas infantis: identificação de marcas pontuacionais.

 

Encontro 3:

  • Análise e elaboração de propostas de atividades para o trabalho com pontuação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

 

CARVALHO, C. S.; BARALDI, M.G. da. Escrita, gramática e ortografia. São Paulo: Ática, v. 1, 1995.

 

FERREIRO, Emília. Os limites do discurso: pontuação e organização textual. In: FERREIRO, Emília (et.all). Chapeuzinho vermelho aprende a escrever: estudos psicolinguísticos comparativos em três línguas. São Paulo: Ática, p. 123 a 156, 1996.

 

_________________. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez, 2013.

 

GOZZI, Marina Bulbow. O uso da pontuação na escrita infantil: uma abordagem longitudinal. 2017. Dissertação (Mestrado). USP, Faculdade de Educação, São Paulo, 2017.

 

MORAIS, Artur Gomes de. O Aprendizado da Ortografia. Minas Gerais: Autêntica Editora, 2007.

 

 ROCHA, Iúta Lerche Vieira. Aquisição da Pontuação: Usos e saberes de crianças na escrita de narrativas. 1994. Tese (Doutorado). PUC, São Paulo, 1994. 

 

_______________________. O sistema de pontuação na escrita ocidental: uma retrospectiva. Revista Delta, São Paulo, v.13, n.01, p. 83-118, 1997.

_______________________. Flutuação no modo de pontuar e estilos de pontuação. Revista Delta, São Paulo, v.14, n.1, p.01-12, 1998.

 

________________________. Aquisição da escrita: o que as crianças sabem sobre a pontuação que usam. Revista de Letras, São Paulo, v.1/2, n.31, 2012.

 

SILVA, C. S.; BRANDÃO, A. C. P. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da pontuação. In: MORAIS, A. G. (org.) O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2007.

WALLACE, Yamila. Uso y función de marcas de puntuación em situación de producción y revisión de epígrafes. 2012. Tese (Mestrado). Universidad Nacional de La Prata, Argentina, 2012.

 

WEISZ, Telma. Relações entre aspectos gráficos e textuais: a maiúscula e a segmentação do texto na escrita de narrativas infantis. Tese (Doutorado). USP, São Paulo, 1998.

 

_____________. Pontuação: gramática da legibilidade. Revista Nova Escola, São Paulo, n.234, 2010.

 

 

 

DATA INICIAL

10/10/2024

DATA FINAL

24/10/2024

INVESTIMENTO

360,00

DIA/HORÁRIO

quintas-feiras / 19h às 21h

PÚBLICO-ALVO

Educadores do Fundamental ( Anos iniciais)

LOCAL

meet -video conferência

 

Marina Bulbow Gozzi é psicóloga, pedagoga, especialista em Educação Matemática e em Educação Inclusiva e mestre em Educação. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Projeto Vida e atua em assessorias/programas de formação de professores e de coordenadores pedagógicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática nas redes públicas e particulares de ensino. 

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para marciamaria.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440