CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

A escola se reiventando...a volta presencial e os desafios da convivência escolar

A escola se reiventando...a volta presencial e os desafios da convivência escolar

O alargamento dos meses de pandemia nos levou a um maior tempo de isolamento social, provocando uma necessidade de readaptação no retorno às aulas presenciais, que ocorrem em maior número no segundo semestre de 2021. Esse cenário provocou também impacto da convivência escolar fazendo surgir novos impasses em tais ambientes. Por isso, preparamos para vocês 3 encontros em nosso grupo de estudos para que possamos construir um diálogo sobre esse momento de criação de novos significados na escola e encontrarmos caminhos para que a convivência se torne acolhedora tanto para crianças e adolescentes, quanto para as e os adultos que fazem parte da escola.

1º. Encontro- 16 de setembro

Novo normal

 O que preservar do velho normal, quais são os desafios do novo normal. O que aprendemos? Precisamos de resiliência? O que fazer para não imobilizar?

Texto de apoio: 

Proteção e bem-estar na escola: um emaranhado de nós para desatar em contextos pós pandêmico (TOGNETTA; LAHR, 2021). Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/view/250506/38633 



2º. Encontro - 21 de outubro

Tempos sensíveis

Ainda vivemos uma época em que a sensibilidade está à flor da pele? Como as emoções interferem nesse momento de retorno às aulas. Síndrome da gaiola.

Texto de apoio: 

Saúde mental na pandemia de covid-19: considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento (MALLOY-DINIZ et al. 2020). Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/download/39/27 

 

3º. Encontro- 11 de novembro

Vamos juntas e juntos: fortalecimento e apoio de pares

Construir base de apoio compartilhado. Espaços para participação democrática. Fortalecimento de pares. Base do diálogo: Promovendo escuta e oferecendo feedback.

Texto de apoio:

Gestão do bem-estar individual e coletivo na escola (Instituto Unibanco; Singularidades, 2020). Disponível em: https://www.gepem.org/courses/gestao-do-bem-estar-individual-e-coletivo-na-escola/


Informações:

Período: 1x por mês (setembro a novembro), quintas-feiras das 18h30 às 20h30 

16/09; 21/10; 11/11

público alvo: preferencialmente educadores que realizaram a pós graduação de relações interpessoais na escola e que tenham interesse em aprofundar-se nos temas e dilemas da convivência escolar.

Descontos: 50% para escolas públicas. Grupos de instituições entrar em contato com marcia.maria@escolapv.com.br 

Vagas limitadas

 



DATA INICIAL

16/09/2021

DATA FINAL

11/11/2021

INVESTIMENTO

150,00

DIA/HORÁRIO

quinta-feira / 18h30 às 20h30

PÚBLICO-ALVO

educadores com conhecimentos em relações interpessoais na escola

LOCAL

videoconferência meet

Mediação

Danila Di Pietro, mestra e doutoranda em Educação pela UNICAMP, especialista em competências socioemocionais e relações interpessoais na escola e pesquisadora de temas ligados à construção da convivência ética escola.

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para marciamaria.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440