CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

O que é Pensamento Computacional e de que forma ele pode contribuir para a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental?

É muito comum quando nos deparamos com o termo Pensamento Computacional pensarmos, imediatamente, no ensino de programação ou ciência da computação na educação básica. Mas será que podemos nos limitar somente a essa ideia? O que podemos aprender com o conceito de pensamento computacional? Será apenas um conceito ligado com a área de exatas ou podemos expandir para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas em quaisquer aspectos da vida?

O Pensamento Computacional na educação é um conceito de alto impacto e grande poder transformador. É uma nova forma de comunicação que amplia as possibilidades de criação.


O curso Pensamento Computacional na prática, visa a exploração do conceito através da análise e desenvolvimento de diversas atividades plugladas e desplugadas (com e sem presença de recursos tecnológicos digitais) que contribuam para o desenvolvimento de habilidades relacionadas a resolução de problemas, criatividade, pensamento lógico e, até o reconhecimento de aspectos da computação no mundo que nos rodeia.

 

O que será abordado:

 

  • Conceito de pensamento computacional
  • 4 pilares do pensamento computacional - decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e pensamento algorítmico
  • Atividades desplugadas para o desenvolvimento das habilidades relacionadas à resolução de problemas. 
  • Recursos tecnológicos que podem ser utilizados para potencializar o aprendizado - Scratch, code.org.

 

Público Alvo: educadores do Ensino Fundamental dos anos iniciais

Dias: 26/05, 02/06, 09/06, 23/06 das 19h às 21h

Carga Horária total: 10 horas

4 encontros  : 8 horas síncronas, 2 horas assíncronas

Investimento: 390,00. 

30% para funcionários da Projeto Vida e Novo Pátio

10% grupos

10% escola pública

descontos para grupos. Informações: Marcia Maria 11-99393-3440

DATA INICIAL

26/05/2022

DATA FINAL

23/06/2022

INVESTIMENTO

390, 00

DIA/HORÁRIO

quintas-feiras / 19h às 21h

PÚBLICO-ALVO

Educadores do Ensino Fundamental dos anos iniciais

LOCAL

meet

 

Maristela Alcântara

Bacharel em Matemática, especialista em tecnologias na aprendizagem. Experiência profissional de 30 anos na área da Educação, sendo que nos últimos 15 anos trabalhou efetivamente com projetos de Tecnologia Educacional. Como supervisora de Tecnologia Educacional e Diretora do Centro Digital do Ensino Fundamental - Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul (2006 - 2012) desenvolveu e supervisionou diversos projetos de Educação Tecnológica para crianças, jovens e adultos, buscando sempre a integração das tecnologias às práticas pedagógicas. Em 2013 atuou como coordenadora do Projeto Moderna Compartilha na Editora Moderna com foco na gestão de equipe de formação de professores. Entre 2014 e 2015 atuou na equipe de Inovação das Escolas na Fundação Lemann, implementando o Khan Academy e o Programaê em diversas escolas públicas de várias regiões do país. 

 

Desde 2016, até o momento atual é supervisora de Tecnologia da Escola Projeto Vida.

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para marciamaria.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440