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LITERATURA COMO OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

LITERATURA COMO OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (online)

Datas: 24 e 31 de outubro

com Gisele Goller

...“a mudança da sociedade não se faz apenas com denúncias ou com o repúdio moral do racismo: depende, antes de tudo, da tomada de posturas e da adoção de práticas antirracistas” (Silvio Almeida) 

Vamos pensar em como as escolhas literárias e a conversa sobre elas são alguns dos caminhos? 

 

24/10 

Sobre o direito à educação e à literatura em perspectiva plural.

- Refletir sobre o racismo estrutural como um sistema de opressão que independe da vontade de um indivíduo;  

- Refletir sobre infâncias e os impactos do racismo entre as crianças negras e indígenas e as crianças brancas;

- Analisar comparativamente obras literárias para a infância que suscitam estereótipos étnico raciais – o que fazer com obras do passado que suscitam o racismo no presente?

 

31/10- Sobre a conversação em torno de obras literárias com as crianças

- Compreender a mediação de leitura como a tríade entre a obra, o mediador e o leitor. 

- Analisar obras literárias para crianças especialmente, de autorias negras e indígenas, entre outras com perspectivas antirracistas:

  • Obras negro-afetivas;
  • Obras temáticas;
  • Contos e mitos afro-brasileiros. 

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Investimento: 180,00 

50% para funcionários PV e NP

126,00 para grupos com mais 5 pessoas

público-alvo: educadores da Ed. Infantil e Fundamental anos iniciais

Horário: 19h às 20h30

DATA INICIAL

24/10/2022

DATA FINAL

31/10/2022

INVESTIMENTO

180,00 integral; 90,00 para funcionários PV e NP e 126,00 para grupos

DIA/HORÁRIO

segundas-feiras / 19h às 20h30

PÚBLICO-ALVO

Educadores da Ed. Infantil e anos iniciais do Fundamental

LOCAL

meet

Gisele Goller -  Mestre em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na área da Educação desde 1995 e, especificamente com a formação sistêmica de educadores, desde 2001. Suas investigações recaem sobre práticas pedagógicas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Colaborou com a elaboração de materiais voltados à políticas públicas como PROFA, Trilhas MEC, Aprender Linguagem, entre outros. Atualmente, compõe a equipe de coordenação do LabEdu, onde coordena o projeto Aprender: dentro e fora da escola, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e a Undime Maranhão, com o apoio da ENEVA e também compõe a equipe da CE CEDAC onde  atua como formadora do Projeto Pequenos Leitores, desenvolvido em parceria com a Editora FTD e coordena o Projeto Myra - Juntos pela leitura, desenvolvido em parceria com a FSM. 

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

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