CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

A ORTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO ENSINAR?

CURSO

 A ORTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO ENSINAR?

A ortografia é uma convenção social que foi criada no intuito de garantir a comunicação escrita. Sem dúvida, ela tem uma grande importância na escrita convencional das palavras, mas como será que os alunos, no início da escolaridade, se apropriam desta competência linguística? Como o trabalho com ortografia precisa ser abordado nas turmas iniciais da escolaridade? Quando deve-se iniciar o trabalho com ortografia no Ensino Fundamental I? Deve-se corrigir os erros que os estudantes apresentam? Estes e outros conteúdos que serão trabalhados no curso:

Encontro 1

  • Socialização das dificuldades e as expectativas em relação ao trabalho com ortografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • Discussão sobre as regularidades e irregularidades da ortografia.

Encontro 2

  • Análise de produções infantis e de situações didáticas com o trabalho da ortografia.
  • Elaboração de propostas de atividades para o trabalho com ortografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

FERREIRO, Emília. Os limites do discurso: pontuação e organização textual. In: FERREIRO, Emília (et.all). Chapeuzinho vermelho aprende a escrever: estudos psicolinguísticos comparativos em três línguas. São Paulo: Ática, p. 123 a 156, 1996.

 

_________________. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez, 2013.

 

CARVALHO, C. S.; BARALDI, M.G. da. Escrita, gramática e ortografia. São Paulo: Ática, v. 1, 1995.

 

FERREIRO, Emília. Os limites do discurso: pontuação e organização textual. In: FERREIRO, Emília (et.all). Chapeuzinho vermelho aprende a escrever: estudos psicolinguísticos comparativos em três línguas. São Paulo: Ática, p. 123 a 156, 1996.

 

_________________. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito. São Paulo: Cortez, 2013.

 

MORAIS, Artur Gomes de. O Aprendizado da Ortografia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

 

_________________. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 1998.

 

 

 

 

 

 

 

DATA INICIAL

06/06/2024

DATA FINAL

13/06/2024

INVESTIMENTO

280,00

DIA/HORÁRIO

quintas-feiras / 19h às 21h

PÚBLICO-ALVO

Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e interessados

LOCAL

meet -video conferência

Marina Bulbow Gozzi é psicóloga, pedagoga, especialista em Educação Matemática e em Educação Inclusiva e mestre em Educação. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Projeto Vida e atua em assessorias/programas de formação de professores e de coordenadores pedagógicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática nas redes públicas e particulares de ensino. 

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para marciamaria.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440