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Desvendando o Pensamento Computacional: Uma competência essencial para educadores da Educação Básica

Desvendando o Pensamento Computacional: Uma competência essencial para educadores da Educação Básica

Formadora : Maristela Alcântara 

Em um mundo cada vez mais conectado, o Pensamento Computacional (PC) se torna uma competência fundamental para professores e alunos. Mais do que simplesmente aprender a programar, o PC desenvolve habilidades essenciais para a resolução de problemas, o raciocínio lógico, o pensamento analítico e sistêmico, a criatividade e a colaboração, preparando os alunos para os desafios do mundo contemporâneo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o integrou como um dos eixos estruturantes do currículo da  Ciência da Computação na Educação Básica. Isso significa que o PC deve ser explorado de forma transversal em todas as áreas do conhecimento, desde os Anos Iniciais até o Ensino Médio.

O Pensamento Computacional na educação é um conceito de alto impacto e grande poder transformador. É uma nova forma de comunicação que amplia as possibilidades de criação.

Neste curso online de 10 horas, o participante terá a oportunidade de desvendar o mundo do Pensamento Computacional e:

  • Compreender a relevância do PC no currículo da Ciência da Computação e na BNCC:  Descubra como o PC se conecta com outras áreas do conhecimento e contribui para a formação integral dos alunos.
  • Dominar as habilidades essenciais do PC: Aprenda a aplicar o PC na resolução de problemas, estimulando o senso crítico, o raciocínio lógico, o pensamento analítico e sistêmico, e a busca por soluções eficientes e eficazes.
  • Envolver seus alunos em atividades criativas e significativas: Mediante situações práticas, desafios e problemas do mundo real vamos aplicar as abordagens do pensamento computacional buscando soluções eficazes que podem ser, ou não,  solucionadas com o uso de recursos digitais.
  • Transformar sua sala de aula em um ambiente de aprendizagem inovador: Crie uma cultura de colaboração, experimentação e aprendizado contínuo, onde os alunos se sintam protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.


Objetivos

  • Definir o pensamento computacional.
  • Identificar os princípios fundamentais que guiam o pensamento computacional.
  • Descrever a importância do pensamento computacional na educação básica.
  • Analisar estratégias pedagógicas para promover a resolução de problemas em matemática e em outras áreas.
  • Demonstrar a capacidade de decompor problemas complexos em partes menores e mais gerenciáveis.
  • Reconhecer padrões em conjuntos de dados ou problemas.
  • Praticar a abstração de informações, identificando os aspectos essenciais de um problema.
  • Criar algoritmos para resolver problemas específicos.
  • Projetar atividades de aprendizado utilizando a base do pensamento computacional. 
  • Desenvolver estratégias para aumentar o engajamento, a persistência e a autonomia dos alunos na resolução de desafios.
  • Estimular a curiosidade e a criatividade dos alunos por meio de atividades desafiadoras e envolventes.

 

 


Estrutura do curso

Carga total: 

  • 8 h com encontros síncronos, realizados no meet
  • 2 hde forma assíncrona

 

Módulo 1: Introdução ao Pensamento Computacional (2 horas)

Objetivo: Apresentar o conceito de Pensamento Computacional (PC), seus princípios fundamentais e sua relevância na Educação Básica.

Conteúdo:

  • O que é Pensamento Computacional (PC)?
  • Diferenças entre PC e programação.
  • Benefícios do PC para o desenvolvimento dos alunos.
  • A importância do PC na BNCC.

Módulo 2: Habilidades Essenciais para o PC (2h)

Objetivo: Desenvolver as habilidades essenciais para o Pensamento Computacional (PC), como resolução de problemas, raciocínio lógico, criatividade e colaboração.

Conteúdo:

  • Habilidades essenciais para o PC: decomposição, abstração, reconhecimento de padrões
  • Estratégias para a resolução de problemas.
  • Algoritmos
  • Pensamento criativo e resolução criativa de problemas.
  • Colaboração e trabalho em equipe no PC.

 

Módulo 3: PC na Resolução de Problemas (2h)

Objetivo: Aplicar o Pensamento Computacional (PC) para a resolução de problemas em diferentes áreas do conhecimento.

 

Conteúdo:

  • Estratégias para integrar o PC na resolução de problemas.
  • Exemplos de atividades que utilizam o PC em diferentes áreas.
  • Ferramentas e recursos para ampliar os conhecimentos sobre Pensamento Computacional

 

Módulo 4: Implementando o PC em Sala de Aula (2h)

Objetivo: Apresentar estratégias para implementar o Pensamento Computacional (PC) na sala de aula de forma eficaz e significativa.

Conteúdo:

  • Planejamento de aulas com PC.
  • Criação de atividades desafiadoras e envolventes.
  • Avaliação da aprendizagem com PC.
  • Recursos e ferramentas para o ensino com PC.

 

Atividade  assíncrona - 2 h

Objetivo: produção de uma atividade que coloque em prática todos os elementos estudados do Pensamento Computacional. 

 

Metodologia

Utilizaremos metodologias que promovam a participação ativa dos alunos, incentivem a colaboração e facilitem a aplicação prática dos conceitos aprendidos. A seguir algumas das metodologias utilizadas:

  • Aulas Interativas ao Vivo
  • Discussões em pequenos grupos
  • Atividades Práticas: Desenvolver atividades práticas com desafios onde os participantes possam solucionar de forma independente ou em grupos. Isso permite a aplicação prática dos conceitos aprendidos e a reflexão sobre sua relevância na prática pedagógica.
  • Desafios Online: Disponibilizar desafios online para que os participantes possam buscar soluções colocando em prática as habilidades do pensamento computacional (atividades assíncronas).

 

DATA INICIAL

19/08/2024

DATA FINAL

09/09/2024

INVESTIMENTO

320,00. Desconto para grupos.

DIA/HORÁRIO

segundas -feiras / 19h às 21h

PÚBLICO-ALVO

Educadores do Fundamental ( anos iniciais e finais) e Médio

LOCAL

meet -video conferência

Maristela Alcântara

Bacharel em Matemática, especialista em tecnologias na aprendizagem. Experiência profissional de 30 anos na área da Educação, sendo que nos últimos 15 anos trabalhou efetivamente com projetos de Tecnologia Educacional. Como supervisora de Tecnologia Educacional e Diretora do Centro Digital do Ensino Fundamental - Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul (2006 - 2012) desenvolveu e supervisionou diversos projetos de Educação Tecnológica para crianças, jovens e adultos, buscando sempre a integração das tecnologias às práticas pedagógicas. Em 2013 atuou como coordenadora do Projeto Moderna Compartilha na Editora Moderna com foco na gestão de equipe de formação de professores. Entre 2014 e 2015 atuou na equipe de Inovação das Escolas na Fundação Lemann, implementando o Khan Academy e o Programaê em diversas escolas públicas de várias regiões do país. 

Desde 2016, até o momento atual é supervisora de Tecnologia da Escola Projeto Vida.

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PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para marciamaria.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440