O ensino da produção escrita no Ensino fundamental anos finais
O curso visa refletir sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de produção e revisão de textos nos anos finais do Ensino Fundamental. O foco do curso é o desenvolvimento de uma intencionalidade pedagógica na seleção e execução de projetos e práticas de escrita em sala de aula, por meio do compartilhamento de estratégias didáticas que promovam o desenvolvimento da competência escrita dos alunos e da reflexão sobre os processos de planejamento, textualização, reescrita e revisão. Propõe também o estudo de diferentes gêneros textuais e domínios sociais comunicativos, práticas de correção e revisão de textos e exemplos de sequências didáticas e projetos de escrita possíveis para cada faixa etária em consonância com os objetivos pedagógicos da instituição.
4 encontros, às segundas-feiras
dias 06,13,20 e 27 de outubro, das 19h30 às 21h30
Neste curso, os educadores poderão vivenciar propostas de ensino de produção de diferentes gêneros textuais e analisar as estratégias utilizadas para:
Para isso, serão abordados tópicos como os gêneros textuais e os domínios discursivos, o planejamento da sequência didática em consonância com o projeto pedagógico da escola (a escrita como tarefa social);
Objetivo geral de aprendizagem:
Conteúdos:
Encontro 1
1 - Apresentação dos participantes e dos formadores.
2 - A produção escrita como prática social e a escola como espaço para o exercício dessa prática.
3 - O que são gêneros textuais e o que são domínios discursivos.
4 - Apresentação dos gêneros selecionados para a apresentação de sequências didáticas por domínios discursivos.
5 - Tempo para avaliação e comentários.
Encontro 2
1 - A importância da diversidade de gêneros na mesma série.
2 - Retomada do quadro de gêneros por série produzido no encontro anterior.
3 - Da esfera literária, a produção de conto de aventura* no sexto ano e produção de miniconto no nono ano.
4 - As etapas da sequência: produção diagnóstica; modelo 1, modelo 2, segunda versão; modelo 3, exercício de produção para focalização de um ou outro aspecto de linguagem; revisão autônoma, revisão em pares; produção final.
5 - Publicação
Encontro 3
1 - Retomada do processo de trabalho do encontro 2
2 - Retomada do quadro de gêneros do primeiro encontro.
4 - Da esfera jornalística: a produção de notícia, crônica e infográfico no sétimo ano. Da esfera pessoal, produção de relato de memória no nono ano.
5 - A produção em função de um projeto: Revista; Álbum de memórias.
6 - Meta Rubrica - a construção pelo grupo dos critérios de avaliação
Encontro 4
1 - Retomada dos gêneros e estratégias trabalhadas na aula anterior.
2 - Retomada do quadro de gêneros do primeiro encontro.
3 - Da esfera jornalística, no domínio dos temas controversos: carta aberta no oitavo ano; ainda no oitavo ano, da esfera literária, poema visual.
4 - O trabalho em grupo e a criação e escrita coletiva.
00/00/0000
27/10/2025
480,00
segundas-feiras / das 19h30 às 21h30
Professores, coordenadores do Fundamental Anos Finais e interessados
meet -video conferência
Danilo Hernandes e Silvia de Andrade
PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO
COPYRIGHT © 2019 | FOCO - FORMAÇÃO CONTINUADA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | ELOGOS WEBDESIGNER