CURSOS / PALESTRAS / OFICINAS

O ensino da produção escrita no Ensino fundamental anos finais

O ensino da produção escrita no Ensino fundamental anos finais  

O curso visa refletir sobre práticas pedagógicas voltadas ao ensino de produção e revisão de textos nos anos finais do Ensino Fundamental. O foco do curso é o desenvolvimento de uma intencionalidade pedagógica na seleção e execução de projetos e práticas de escrita em sala de aula, por meio do compartilhamento de estratégias didáticas que promovam o desenvolvimento da competência escrita dos alunos e da reflexão sobre os  processos de planejamento, textualização, reescrita e revisão. Propõe também o estudo de diferentes gêneros textuais e domínios sociais comunicativos, práticas de correção e revisão de textos e exemplos de sequências didáticas e projetos de escrita possíveis para cada faixa etária em consonância com os objetivos pedagógicos da instituição.  

4 encontros, às segundas-feiras

dias 06,13,20 e 27 de outubro, das 19h30 às 21h30

Neste curso, os educadores poderão vivenciar propostas de ensino de produção de diferentes gêneros textuais e analisar as estratégias utilizadas para:

  • favorecer o desenvolvimento de habilidades de escrita;
  • promover o engajamento cognitivo e social do estudante, considerando a faixa etária;
  • contribuir para a compreensão e sistematização de recursos linguísticos para um bom projeto de escrita;
  • modelar o planejamento e a revisão do texto, considerando seu papel social.

 

Para isso, serão abordados tópicos como os gêneros textuais e os domínios discursivos, o planejamento da sequência didática em consonância com o projeto pedagógico da escola (a escrita como tarefa social); 

 

Objetivo geral de aprendizagem: 

  • Conhecer abordagens metodológicas que favorecem o engajamento cognitivo e social do estudante em tarefas de escrita.
  • Relacionar estratégias de escrita aos objetivos do produtor de texto e ao papel social que ele deve assumir na tarefa.
  • Analisar práticas de ensino de escrita e sua coerência com os propósitos do professor.
  • Criar uma sequência de ensino de um gênero textual alinhado com um projeto da escola.
  • Utilizar ferramentas de avaliação do professor e de revisão autônoma do estudante das produções escritas (quadro com critérios de correção, rubricas, revisão em pares, avaliações em grupos.
  • Avaliar as experiências vividas no curso e fazer possíveis transposições didáticas para o seu contexto de ensino.



Conteúdos:

 

Encontro 1

1 - Apresentação dos participantes e dos formadores.

2 - A produção escrita como prática social e a escola como espaço para o exercício dessa prática.

3 - O que são gêneros textuais e o que são domínios discursivos.

4 - Apresentação dos gêneros selecionados para a apresentação de sequências didáticas por domínios discursivos. 

5 - Tempo para avaliação e comentários.



Encontro 2

1 - A importância da diversidade de gêneros na mesma série. 

2 - Retomada do quadro de gêneros por série produzido no encontro anterior. 

3 - Da esfera literária, a produção de conto de aventura* no sexto ano e produção de miniconto no nono ano.

4 - As etapas da sequência: produção diagnóstica; modelo 1, modelo 2, segunda versão; modelo 3, exercício de produção para focalização de um ou outro aspecto de linguagem; revisão autônoma, revisão em pares; produção final.

5 - Publicação

 

Encontro 3 

1 - Retomada do processo de trabalho do encontro 2

2 - Retomada do quadro de gêneros do primeiro encontro. 

4 - Da esfera jornalística: a produção de notícia, crônica e infográfico no sétimo ano. Da esfera pessoal, produção de relato de memória no nono ano. 

5 - A produção em função de um projeto: Revista; Álbum de memórias. 

6 - Meta Rubrica - a construção pelo grupo dos critérios de avaliação

 

Encontro 4

1 - Retomada dos gêneros e estratégias trabalhadas na aula anterior. 

2 - Retomada do quadro de gêneros do primeiro encontro. 

3 - Da esfera jornalística, no domínio dos temas controversos: carta aberta no oitavo ano; ainda no oitavo ano, da esfera literária, poema visual. 

4 - O trabalho em grupo e a criação e escrita coletiva. 

 

DATA INICIAL

00/00/0000

DATA FINAL

27/10/2025

INVESTIMENTO

480,00

DIA/HORÁRIO

segundas-feiras / das 19h30 às 21h30

PÚBLICO-ALVO

Professores, coordenadores do Fundamental Anos Finais e interessados

LOCAL

meet -video conferência

 Danilo Hernandes e Silvia de Andrade

 

DESCONTOS ESPECIAIS

PARA REDE PÚBLICA E GRUPOS COM MAIS DE 5 PESSOAS DA MESMA INSTITUIÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES

Para receber mais informações envie um e-mail para formacaocontinuada.foco@gmail.com ou ligue (11) 9.9393-3440